Urologia

Urologia é a especialidade médica que cuida do diagnóstico e tratamento de doenças e condições relacionadas ao trato urinário masculino e feminino. Além disso, também é responsável por problemas ligados ao sistema reprodutor específico dos homens.

Embora esteja, em geral, relacionada à saúde do homem, trata-se de uma área bastante abrangente. Pode acompanhar o paciente em diferentes fases da vida, desde a formação fetal, passando pela infância e adolescência, até a vida adulta e a terceira idade.

Do que o urologista cuida?

O médico responsável pela área é o urologista, que atua atendendo em consultório, realizando exames, procedimentos cirúrgicos e acompanhamento de pacientes. As condições que trata variam conforme a idade e o sexo do paciente. Veja:

  • Criança: nesta fase, os principais problemas são, por exemplo obstrução ou bloqueio do trato urinário, testículos que não desceram e alterações como micção noturna;
  • Mulheres: o urologista pode ajudar no diagnóstico de prolapso de bexiga, pedras nos rins, cistite, incontinência urinária e tumores nos rins ou na bexiga. Além disso, durante a gravidez, menopausa ou com o envelhecimento, as consultas podem acontecer com mais frequência devido ao risco de problemas no trato urinário;
  • Homens: quando se trata de saúde masculina, a urologia pode diagnosticar câncer de próstata, disfunção renal, tumores, problemas de ereção, ejaculação precoce, infertilidade e infecções urinárias. Quando adulto e mais idoso, o homem deve ter uma rotina com consultas frequentes para realizar exames preventivos.

Quando procurar um urologista

É importante consultar um profissional da área sempre que o paciente apresentar sintomas relacionados ao sistema urinário, como, por exemplo, dificuldade para urinar, dor nos rins ou durante as relações sexuais. No entanto, homens a partir dos 50 anos devem visitar o urologista anualmente para avaliar a próstata, pois, nessa idade, a incidência de câncer no órgão é maior.

Alguns sintomas, válidos para homens e mulheres, indicam quando é necessário procurar um profissional de urologia.

  • Fluxo urinário fraco;
  • Dor ou ardor ao urinar;
  • Alteração na cor da urina;
  • Presença de sangue na urina;
  • Dor na pélvis ou nas costas;
  • Necessidade excessiva e urgente de urinar;
  • Dificuldade em urinar.

Nos homens, sintomas como redução de libido, caroços nos testículos, dificuldade de ter ou manter a ereção e ejaculação precoce também são alguns indícios de que deve procurar um especialista.

Conheça Também

Agende Sua Consulta

Através do Telefone (11) 3259.4298 / (11) 3171.2800 ou preencha o formulário