O que é Câncer de ovário?
O cancro do ovário refere-se a qualquer crescimento canceroso que ocorre no ovário. A maioria dos cânceres ovarianos surgem do epitélio (revestimento exterior) do ovário.
Segundo a Sociedade Americana do Câncer, é o 8º câncer mais comum entre as mulheres nos Estados Unidos (excluindo os cânceres de pele não melanoma).
No entanto, é a quinta causa mais comum de mortes por câncer em mulheres. Entre os cancros ginecológicos (uterino, cervical e ovariano), o cancro do ovário tem a maior taxa de mortes.
Todos os anos, mais de 22.000 mulheres nos Estados Unidos são diagnosticadas com câncer de ovário e cerca de 14.000 morrerão.
Tragicamente, a taxa de sobrevivência global de 5 anos é de apenas 46% na maioria dos países desenvolvidos (é menor para os estágios mais avançados).
No entanto, de acordo com o National Cancer Institute, se o diagnóstico é feito cedo, antes que o tumor se espalhou, a taxa de sobrevivência de 5 anos é de 94 por cento.
Sintomas
Nos estágios iniciais, o câncer de ovário geralmente tem poucos sintomas; Em muitos casos, não há sintomas.
Pacientes muitas vezes atribuem os seus sintomas a outras condições, tais como síndrome pré-menstrual, síndrome do intestino irritável, ou um problema temporário da bexiga.
A principal diferença entre o câncer de ovário e outros possíveis distúrbios é a persistência e gradual piora dos sintomas.
Os seguintes são exemplos de possíveis sintomas iniciais de câncer de ovário:
- Dor na pelve
- Dor no lado inferior do corpo
- Dor no estômago inferior
- Dor nas costas
- Indigestão ou azia
- Sentindo-se cheio rapidamente ao comer
- Urina mais frequente e urgente
- Dor durante a relação sexual
- Alterações nos hábitos intestinais, como constipação
À medida que o câncer de ovário progride, esses sintomas também são possíveis:
- Náusea
- Perda de peso
- Falta de ar
- Cansaço
- Perda de apetite
Se um indivíduo experimenta inchaço, pressão ou dor no abdômen ou na pelve que persiste por mais de algumas semanas eles devem consultar um médico imediatamente.