Nutricionista

Mais do que “matar a fome”, é importante que a alimentação seja completa, com variedade de nutrientes capazes de oferecer tudo o que o corpo precisa para se manter em boas condições, enfrentar as atividades do dia a dia e evitar doenças.

Isso é possível graças à nutrição, realizada pelo profissional nutricionista, que estuda a anatomia humana e a composição dos alimentos. Dessa forma é possível identificar os benefícios que o ato de se alimentar traz ao organismo. Além disso, o especialista indica os nutrientes necessários para uma boa qualidade de vida, planeja refeições, elabora cardápios e faz o controle de programas de alimentação.

Importância do trabalho do nutricionista

  • Comportamento alimentar

Vai além de oferecer dietas, inclui a busca pela reeducação alimentar e mudança de comportamento. Desse modo, faz o paciente refletir sobre suas escolhas para que sejam mais saudáveis e duradouras.

  • Segurança

Além de não causar o efeito desejado, as dietas encontradas na internet ou então indicadas por amigos que não são profissionais de nutrição podem provocar problemas de saúde. Cada organismo funciona de um jeito único, por isso uma dieta responsável precisa ser personalizada com orientações de um especialista. Caso contrário, as chances de o paciente adquirir doenças gastrointestinais ou complicações nutricionais, por exemplo, são altas.

  • Orientação sobre alimentação autônoma

No processo de reeducação alimentar, com o trabalho do nutricionista, o objetivo é orientar as práticas necessárias para facilitar a implementação dos novos hábitos. As orientações podem incluir, por exemplo, conhecimento dos alimentos e suas funções bem como princípios da gastronomia. Assim, possibilita a elaboração de cardápios funcionais. Dessa maneira, o indivíduo se sente mais confiante para manter uma dieta saudável, segura e harmoniosa em casa.

Dieta equilibrada

Uma alimentação saudável e nutritiva deve conter 5 características:

  • Adequação às diferentes condições e fases da vida, atividades, circunstâncias fisiológicas e de doenças;
  • Qualidade, com variedade de alimentos que satisfaça todas as necessidades do corpo, que sejam nutritivos e não contenham calorias vazias;
  • Quantidade suficiente para atender as necessidades do organismo, de acordo com suas características;
  • Harmonia entre os nutrientes, relacionado à quantidade e qualidade;
  • Variedade na seleção de alimentos, pois todos são diferentes e possuem um nutriente importante.

Conheça Também

Agende Sua Consulta

Através do Telefone (11) 3259.4298 / (11) 3171.2800 ou preencha o formulário