Síndrome do intestino irritável

O que é o síndrome do intestino irritável?

O síndrome do intestino irritável é um transtorno gastrointestinal de longo prazo que causa dor abdominal, inchaço, mucosas nas fezes, hábitos intestinais irregulares, e diarréia alternada e constipação.

O síndrome do intestino irritável também é conhecido como colite espástica, colite de muco e cólon nervoso. Embora seja uma condição crônica (a longo prazo), os sintomas tendem a cera e diminuir ao longo dos anos.

Apesar do desconforto crônico causado pelo síndrome do intestino irritável, ele não leva a complicações graves para a maioria dos pacientes. No entanto, pode ser uma fonte de dor e fadiga a longo prazo.

Felizmente, a maioria dos pacientes acha que os sintomas melhoram à medida que se tornam melhores no controle de sua condição. Apenas uma pequena percentagem de indivíduos com síndrome do intestino irritável têm sintomas graves.

Não há cura para a síndrome do intestino irritável. O tratamento destina-se a aliviar os sintomas e inclui alterações dietéticas (evitar cafeína, produtos lácteos e adoçantes), técnicas de relaxamento, medicamentos e exercícios.

Mais comumente, síndrome do intestino irritável se desenvolve em indivíduos com idade entre 20-30; No entanto, pode afetar pessoas de qualquer idade. Duas vezes mais mulheres do que os machos são afetadas pelo IBS.

 

Sintomas

Existem três tipos de síndrome do intestino irritável:

  • Síndrome do intestino irritável com constipação – o paciente experimenta dor de estômago, desconforto, inchaço, evacuações infreqüentes ou atrasadas, ou fezes duras / grumosas
  • Síndrome do intestino irritável com diarréia – o paciente experimenta dor de estômago, desconforto, uma necessidade urgente de ir ao banheiro, evacuações muito freqüentes, ou fezes aquosas / soltas
  • Síndrome do intestino irritável com constipação alternada e diarréia

Muitos pacientes alternam entre tipos de IBS como o tempo passa.

Os sintomas mais comuns experimentados por pessoas com IBS são:

  • Uma mudança nos hábitos intestinais
  • Dor abdominal e cólicas – muitas vezes aliviado após ir ao banheiro
  • Depois de ir ao banheiro, o paciente pode sentir que seus intestinos não estão completamente esvaziados
  • Excesso de gás
  • Passando de muco da passagem de volta (reto)
  • Urgente necessidade urgente de ir ao banheiro
  • Inchaço / inchaço do abdômen

A maioria dos sintomas tende a piorar depois de comer. Normalmente, um surto pode durar 2-4 dias e, em seguida, os sintomas melhoram ou desaparecem completamente.

As sinais e sintomas variam consideravelmente de paciente para paciente. Eles muitas vezes se assemelham aos de outras doenças e condições.

Conheça Também






Agende Sua Consulta

Através do Telefone (11) 3259.4298 / (11) 3171.2800 ou preencha o formulário