Doença diverticular dos colons

A doença diverticular consiste em três condições que envolvem o desenvolvimento de pequenos sacos ou bolsas na parede do cólon, incluindo diverticulose, sangramento diverticular e diverticulite.

 

Diverticulose

Diverticulose é a formação de numerosos bolsos minúsculos, ou divertículos, no revestimento do intestino. Diverticula, que pode variar de tamanho de ervilha a muito maior, são formados por aumento da pressão sobre pontos fracos das paredes intestinais por gás, resíduos ou líquido. Diverticula pode formar durante o esforço durante um movimento intestinal, como com constipação. Eles são mais comuns na parte inferior do intestino grosso (chamado de cólon sigmóide).

Diverticulose é muito comum e ocorre em 10% das pessoas com mais de 40 anos e em 50% das pessoas com mais de 60 anos. A maioria das pessoas não terá ou poucos sintomas de divertículos.

Complicações podem ocorrer em cerca de 20% das pessoas com diverticulose. Uma dessas complicações é o sangramento retal, denominado sangramento diverticular, e outro é a infecção diverticular, chamada diverticulite

 

Hemorragia Diverticular

Diverticular sangramento ocorre com lesão crônica para os pequenos vasos sanguíneos que estão ao lado do divertículo.

 

Diverticulite

Diverticulite ocorre quando há inflamação e infecção em um ou mais divertículos. Isso geralmente acontece quando outpouchings ficam bloqueados com resíduos, permitindo que as bactérias se acumulam, causando infecção.

 

Quais são os sintomas da diverticulose?

Diverticulose não causa quaisquer sintomas problemáticos.

 

Quais são os sintomas da diverticulite?

Diverticulite, infecção e inflamação de divertículos, podem ocorrer de repente e sem aviso prévio.

Os sintomas de diverticulite podem incluir:

Alternando diarréia e constipação.
Cãibras dolorosas ou sensibilidade no abdômen inferior.
Calafrios ou febre.

Conheça Também






Agende Sua Consulta

Através do Telefone (11) 3259.4298 / (11) 3171.2800 ou preencha o formulário