Nesse mês da mulher, o cuidado com a saúde ginecológica é um ponto forte do Instituto Vitale

Neste mês da mulher, o Instituto Vitale quer lembrar o público feminino sobre a importância de cuidar da saúde íntima, prevenir problemas, fazer diagnósticos precoces e maximizar as possibilidades de tratamento.
A ginecologia é a especialidade responsável por cuidar da saúde íntima da mulher em todas as fases de sua vida. Começa no início da puberdade e adolescência, passa pela introdução de contraceptivos, começo da vida sexual e vai até a menopausa.
Assim, é possível prevenir, acompanhar, diagnosticar e tratar diversas condições como, por exemplo, DST’s, infecções, questões relacionadas à menstruação, cânceres, prolapso de órgãos pélvicos, acompanhamento do uso de anticoncepcionais e gestação.
Quando procurar um ginecologista?
É recomendado que a mulher consulte um profissional periodicamente para manter a saúde íntima e prevenir doenças. Nessas visitas, o ginecologista faz análise do histórico da paciente e exames físicos, incluindo avaliação das mamas, abdômen e genitais.
Conforme o caso, podem ser solicitados exames como o Papanicolau, principal recurso para prevenir o surgimento de câncer e doenças sexualmente transmissíveis, ou exames de imagem como mamografia e ultrassom abdominal, dos órgãos pélvicos ou das mamas.
Portanto, é aconselhado que toda mulher procure um médico sempre que apresentar sintomas ou nas situações a seguir:
- Início da vida sexual: para receber orientações, tirar dúvidas e conhecer métodos de contracepção;
- TPM: caso os sintomas sejam intensos ao ponto de prejudicar a rotina;
- Ciclo menstrual irregular: que apresentam variação em relação ao ritmo que a mulher está acostumada;
- Corrimentos: podem ser amarelos, brancos ou marrons. Cada cor pode ter um significado diferente;
- Cólica: dores muito intensas podem prejudicar a rotina da mulher e, em alguns casos, serem sintomas de doenças como a endometriose;
- Infertilidade ou dificuldade para engravidar: o profissional avaliará sua saúde e a integridade do sistema reprodutivo;
- Menopausa: é o período que marca o fim da produção de hormônios nos ovários e provoca diversos sintomas, como calor excessivo e alterações de humor.
Quer saber mais? Entre em contato com o Instituto Vitale e agende uma consulta.