Cisto no ovário significa câncer?

Embora estejam localizados no mesmo órgão, cisto e câncer de ovário são condições totalmente diferentes.
Cisto de ovário
O cisto é uma bolsa de líquido que se forma dentro ou ao redor do ovário. É benigno e pode provocar dor pélvica, atraso na menstruação ou dificuldade para engravidar. Em alguns casos, desaparece depois de um tempo sem precisar de tratamento, mas, caso apresente sintomas, pode ser necessária intervenção médica.
Além dos sinais e sintomas já indicados, o cisto no ovário pode causar dor durante a ovulação ou na relação sexual, maior sensibilidade nas mamas, sangramento vaginal fora do período menstrual e aumento de peso.
Caso seja necessário tratar, nos casos mais brandos isso pode ser feito através de pílula anticoncepcional. Se os sintomas se manifestam ou há problemas no funcionamento do ovário, é recomendada uma cirurgia para remoção do cisto.
Câncer no ovário
Nesse caso, trata-se de um tumor maligno letal e difícil de ser diagnosticado. Pode afetar mulheres em qualquer idade, sobretudo acima dos 40 anos.
A maioria das pacientes não apresenta sintomas até o câncer atingir um grau avançado. No entanto, quando se manifestam, incluem dor, aumento do volume abdominal, prisão de ventre, problemas na função digestiva e massa palpável no abdômen.
O método de tratamento é cirúrgico. Se em estágio inicial, são removidos o útero e os ovários. Quando em grau avançado, é possível aumentar as chances de sobrevivência da paciente retirando, de forma agressiva, todos os tumores visíveis. Neste caso, também é fundamental a quimioterapia após o procedimento.
O instituto Vitale pode tirar todas as suas dúvidas em relação ao assunto. Entre em contato conosco e agende uma consulta.