Infecção urinária e suas complicações

Infecção urinária consiste em qualquer infecção por micro-organismos que afete o trato urinário, composto por rins, ureteres, bexiga e uretra. O mais comum é a bactéria Escherichia coli, que existe naturalmente no intestino e é importante para a digestão, mas prejudicial para o sistema urinário.
Os sintomas de infecção urinária não aparecem em 100% dos pacientes, mas, quando ocorrem, podem incluir:
- Ardência ao urinar;
- Urina escura, acompanhada de sangue ou com cheiro forte;
- Dor pélvica;
- Incontinência urinária;
- Dor no reto;
- Aumento da frequência de micções.
Como diagnosticar?
Caso apresente algum dos sintomas relacionados acima, é necessário procurar um urologista imediatamente. Isso porque, caso o tratamento não seja feito no início da suspeita, a infecção pode acarretar problemas mais graves.
É possível identificar o problema através de exame de urina e, se necessário, exames laboratoriais como, por exemplo, ultrassonografia, tomografia ou ressonância.
Tratamento
O tipo de tratamento varia conforme a gravidade da infecção urinária. No geral, inclui o uso de antibióticos e, às vezes, analgésico para alívio da dor.
As complicações que pode ocorrer caso não seja feito o tratamento precoce incluem, por exemplo, infecções recorrentes, danos permanentes nos rins, infecção do sangue com risco de vida e risco de parto prematuro ou bebês abaixo do peso normal.
Quer mais informações sobre o tema? Entre em contato com o Instituto Vitale e agende uma consulta.