Refluxo Gastroesofágico e seus sintomas

Aquela sensação incômoda logo após uma refeição, que na expressão popular é descrita como
“conversar com a comida” é algo comum para muita gente.
Quando acompanhado de outros sintomas, podem indicar a presença de refluxo gastroesofágico, que é uma doença digestiva aonde os ácidos presentes no estômago voltam para o esôfago ao invés de seguir o fluxo natural da digestão.
O movimento do refluxo irrita os tecidos do esôfago e causam diversos desconfortos no paciente como azia, dor no peito, dor de garganta, sensação de regurgitação, tosse irritativa e seca, náuseas, rouquidão entre outras.
Isso tudo acontece pois a comida passa pela nossa garganta e deve chegar até o estômago através do esôfago, e quando esse alimento chega ao estômago um anel de fibras musculares ( esfíncter esofágico inferior) “prende” o alimento para que ele não saia mais do lugar e tente voltar ao esôfago. Se esse esfíncter falha, o alimento e os líquidos ficam soltos, e voltam ao esôfago, dando as sensações descritas acima.
Isso acontece por diversos motivos, e pode estar associado à grupos de risco composto por pessoas que são :
– Obesas;
– Possuem hérnia de hiato;
– Tabagistas;
– Asmáticos ou que fazem uso constante de medicações broncodilatadoras;
– Diabéticos;
– Gestantes;
– Pessoas com alimentação irregular ( abuso de chocolates, pimenta, frituras, café e álcool são um exemplo).
A única forma de confirmar o refluxo é durante consulta com um especialista do sistema digestivo através de exames físicos, clínicos e ou endoscopia digestiva alta e assim,chegar a um diagnóstico assertivo.
Pode ser definido um tratamento que combine dietas restritivas, uso de antiácidos ou outros tratamentos medicamentosos e em último caso, cirurgia via laparoscopia.
Se tratado corretamente, o refluxo gastroesofágico pode ser revertido. Procure já um gastroenterologista do Instituto Vitale!