Doença arterial coronariana: saiba como prevenir

A doença arterial coronariana (DAC) caracteriza-se pela obstrução dos vasos sanguíneos que irrigam o coração. Isso acontece pelo acúmulo de gordura no interior desses vasos, dificultando a passagem do sangue até o músculo cardíaco.
Quando o sangue fica completamente impedido de transitar pelos vasos, ocorre a morte dos tecidos cardíacos com complicações graves como angina de peito, infarto, arritmia e, até mesmo, morte súbita.
Sintomas
Entre os principais sintomas da doença arterial coronariana estão:
- Dor constante no peito;
- Sensação de aperto no peito;
- Cansaço;
- Dificuldade para respirar.
A doença é bastante silenciosa, assim, é muito comum que ela só seja identificada quando está em um grau bastante avançado ou quando causa alguma complicação grave, como o infarto.
Fatores de risco
Pessoas com complicações como colesterol alto, diabetes ou estilo de vida sedentário, têm maior risco de ter a doença e, portanto, devem fazer exames frequentes para prevenir o desenvolvimento da doença arterial coronariana.
Diagnóstico
O diagnóstico da doença coronariana pode ser feito através de exames como angiografia das coronárias, eletrocardiograma, tomografia computadorizada do coração ou teste de esforço físico.
Tratamento
O tratamento para o problema inclui a prática de exercícios físicos, redução do estresse e uma alimentação saudável, evitando alimentos muito gordurosos ou açucarados.
O cardiologista também pode avaliar a necessidade de uso de medicação para controle do colesterol, hipertensão ou diabetes – fatores de risco para o surgimento da doença arterial coronariana.
Já nos casos mais graves, pode ser necessária a realização de cirurgia.
Prevenção
Para prevenir a doença arterial coronariana é preciso manter os fatores de risco, como o diabetes e o colesterol, sob controle. Portanto, mantenha sempre hábitos saudáveis, pratique exercícios, não fume, evite alimentos gordurosos e não deixe de realizar acompanhamento com um cardiologista.
Entre em contato com o Instituto Vitale e agende uma consulta.