Saiba como tratar as principais doenças da coluna

Muito comum em adultos e idosos, as doenças da coluna atrapalham bastante as atividades cotidianas, o que acaba prejudicando a qualidade de vida.
Na maioria dos casos, as enfermidades estão relacionadas à má postura e ao sedentarismo. Mas é claro que somente um diagnóstico médico pode apontar a verdadeira causa do problema.
Listamos abaixo algumas das doenças mais comuns que acometem a coluna. Confira!
Hérnia de disco
Também chamada de “bico de papagaio”, a hérnia de disco causa dores e sensação de dormência ou queimação nas costas. Ela pode se propagar em diferentes regiões e, por isso, é classificada de acordo com a área afetada:
- Hérnia de disco cervical – mais comum na região do pescoço;
- Hérnia de disco lombar – mais comum na região inferior das costas;
- Hérnia de disco torácica – mais comum no meio das costas.
O tratamento pode ser feito com fisioterapia, remédios para aliviar a dor e o desconforto, acupuntura e hidroterapia, mas em alguns casos, a depender da gravidade, o paciente pode ser submetido a uma cirurgia.
Lombalgia
Este é o nome dado para a popular dor nas costas. A lombalgia pode aparecer em qualquer fase da vida e durar apenas dias ou até meses. Com o passar da idade, a dor pode se tornar mais frequente por causa da degeneração de alguns elementos da coluna.
O melhor caminho para tratar a lombalgia é apostar em exercícios de alongamento, sessões de fisioterapia e reeducação postural global (RPG).
Escoliose
Muito comum entre os jovens e adolescentes, a escoliose é um desvio lateral da coluna em forma de C ou S. Pode-se chegar ao diagnóstico através de exames como o raio-x, que evidencia também o grau da doença.
Para tratar a escoliose pode ser recomendado o uso de colete ortopédico, fisioterapia e, nos casos mais graves, cirurgia.
Artrose
As artroses atingem, principalmente, pessoas de mais idade. Elas acontecem por meio do desgaste da cartilagem e dos ossos das articulações. Pode ser causada por acidentes, excesso de atividade física, levantar muito peso, mas também existem fatores genéticos envolvidos.
O tratamento pode ser feito com remédios para a dor, sessões de fisioterapia, e nos casos mais graves, cirurgia.
Osteoporose
Na osteoporose, os ossos da coluna tornam-se fracos por causa da diminuição da massa óssea. Essa doença é mais comum após os 50 anos e não apresenta sintomas característicos.
Para tratar a osteoporose, os médicos geralmente recomendam remédios à base de cálcio e vitamina D. Além de ser recomendado se expor ao sol e praticar exercícios como o Pilates clínico.
Sofre com alguma das doenças listadas acima? O Instituto Vitale pode te ajudar! Entre em contato e agende uma consulta.