Saiba porque o aumento de peso interfere na saúde do coração

Estar acima do peso não significa, necessariamente, a existência de uma doença. Entretanto, O sobrepeso pode desencadear uma série de problemas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a obesidade é um dos fatores mais graves para o aparecimento de doenças cardiovasculares.
A doença e o excesso de peso causam mudanças importantes na estrutura e no tamanho do coração, além de comprometer seu funcionamento. A lógica é esta: quanto maior é o sobrepeso, maior é o esforço do coração para conseguir bombear o sangue. Ou seja, mesmo com todos os exames em ordem, o aumento de peso por si só pode prejudicar o coração.
Além disso, o acúmulo de células gordurosas aumenta o risco de entupimento das artérias, o que dificulta o desempenho adequado do coração.
Prevenção
Manter hábitos saudáveis é indispensável para o bom funcionamento de todos os aspectos do organismo e isso passa por manter o peso sob controle.
Mas, de que maneira?
A combinação de atividade física e uma dieta balanceada é a chave.
Entretanto, se o seu caso não se trata apenas de “uns quilinhos a mais”, mas de obesidade, a situação precisa ser encarada de uma forma mais séria ainda.
O processo não é simples e demanda um grande comprometimento do paciente. Durante um processo de perda de peso é importante que alguns pilares estejam envolvidos, como psicoterapia, medicamentos, dieta, exercícios e, dependendo do caso, cirurgia bariátrica.
É importante ressaltar que as dietas “milagrosas” e medicamentos “mágicos” que aparecem por aí na internet podem trazer diversos problemas à saúde. O acompanhamento médico é sempre o melhor caminho.
Agende uma consulta no Instituto Vitale e tire todas as suas dúvidas sobre obesidade e sobrepeso.