Alimentos que devem ser evitados em caso de prisão de ventre

Segundo um estudo da Federação Brasileira de Gastroenterologia, a prisão de ventre afeta 20% da população brasileira, o que significa que mais de 40 milhões de brasileiros sofrem com o problema.
Normalmente, mulheres e idosos sofrem mais de constipação do que os outros. A prisão de ventre pode ser crônica, chegando a resultar em obstrução intestinal que é fatal.
Porém, na maioria dos casos, o quadro dura poucos dias e ocorre por causa alguns tipos de alimentos que causam prisão de ventre. Esses alimentos causam um bloqueio retal que faz com que a evacuação seja difícil e dolorida.
O consumo insuficiente de água também é uma grande causa da constipação, já que as fezes podem endurecer, dificultando a passagem intestinal.
Confira abaixo alguns dos alimentos que causam prisão de ventre!
Cereais refinados
Biscoitos, massas e pães com farinha refinada e arroz branco. As bolachas de água e sal, muito consumidas por quem faz dieta, também são um perigo para a prisão de ventre.
Salgados fritos
Coxinha, bolinha de queijo e outros salgados fritos podem piorar o quadro de intestino preso. Isso acontece porque eles são alimentos pobres em fibras e ricos em carboidratos simples e gorduras saturadas e trans.
Chocolate
O chocolate ao leite pode causar gases e, por conta das proteínas do leite, prejudicar o funcionamento do intestino. E mais: o ideal é evitar doces ricos em açúcar simples em geral, pois eles alimentam bactérias que são prejudiciais ao intestino.
Algumas frutas
Algumas frutas “prendem” e outras “soltam” o intestino. Isso é explicado pelo fato de que elas possuem diferentes tipos de fibras. As fibras insolúveis são as que ajudam a aumentar o volume das fezes, acelerando o trânsito intestinal. Por isso, quem sofre com prisão de ventre deve evitar frutas como goiaba, banana verde, caju e limão.
Fast food
Assim como os salgados fritos, os fast foods são muito ricos em açúcares, carboidratos simples e gorduras prejudiciais à saúde. Esses componentes alteram o funcionamento do intestino tanto para um extremo quanto para outro. Ou seja, podem causar tanto diarreia quanto constipação.
A prisão de ventre está te castigando? Entre em contato com o Instituto Vitale e agende uma consulta.