Você sabe o que é halitose?

A halitose, mau hálito, hálito fétido ou fedor da boca, é uma alteração do ar que sai pela boca que o torna desagradável, podendo significar ou não uma mudança patológica. Trata-se de um sinal de que alguma disfunção orgânica (que requer tratamento) ou fisiológica (que requer apenas orientação) esteja acontecendo no organismo.
A halitose não significa apenas uma doença, mas, também, uma alteração das condições fisiológicas como, por exemplo, a halitose matinal que a maioria das pessoas apresentam.
A halitose, no geral, é um problema de saúde com consequências sociais e econômicas, morais e psicoafetivas tão sérias que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), atinge cerca 40% da população mundial.
O hálito é composto pelo ar expirado após a inspiração, que provoca as trocas gasosas fisiológicas, associado às substâncias eliminadas por via pulmonar. Estas substâncias partem do intestino para o fígado, para a bile, para o sangue e, finalmente, para os pulmões, quando são eliminados pela expiração.
Para evitar o problema é recomendado adotar o hábito de realizar a higiene bucal completa regularmente, principalmente após as refeições (escovação dos dentes com creme dental antibacteriano, utilizar o fio dental para retirar os restos alimentares, escovar a língua e utilizar antisséptico bucal).
Além disso, é importante consultar um médico gastroenterologista para que ele possa detectar, por meio de exames, a ocorrência de problemas como azia e refluxo. O paciente poderá ser acompanhado pelo médico e dentista conjuntamente.
Alguns hábitos como beber, ao menos, 2 litros de água por dia e manter uma dieta equilibrada auxiliam na prevenção do distúrbio.
Se você sofre com esse problema, entre em contato com o Instituto Vitale e agende a sua consulta.