Refluxo Gastroesofágico: O que é e como identificar?

A doença do refluxo gastroesofágico é um problema digestivo em que os ácidos presentes no interior do estômago voltam pelo esôfago ao invés de seguir o fluxo normal da digestão. Esse processo é chamado de refluxo e irrita os tecidos que revestem o esôfago, causando os sintomas típicos.
Esse problema ocorre quando um indivíduo ingere comida, que passa da garganta para o estômago através do esôfago. Estando no estômago um anel de fibras musculares, esfíncter, impede que o alimento volte para trás, em direção ao esôfago. Se o esfíncter estiver bem fechado, tudo o que foi ingerido tanto comida quanto bebida e até mesmo o suco gástrico usado na digestão pode vazar de volta para o esôfago. Isso é chamado de refluxo gastroesofágico.
Existem fatores de risco para apresentar a condição, como: obesidade, gravidez, hérnia de Hiato, em que parte do estômago se move acima do diafragma, tabagismo, ressecamento bucal, asma, diabetes, atraso no esvaziamento do estômago, esclerodermia e outros distúrbios do tecido conjuntivo e Síndrome de Zollinger-Ellison, em que o estômago produz mais ácido clorídrico que o normal.
O refluxo gastroesofágico possui sintomas característicos, azia, dor no peito, dificuldade para engolir, tosse seca, rouquidão, dor de garganta, regurgitação e refluxo de suco gástrico, inchaço na garganta e náusea após refeições.
O tratamento da doença pode ser feito com a ingestão de medicamentos indicados por um profissional médico especializado e mudanças no estilo de vida, caso não funcione a operação antirrefluxo pode ser indicada.
Se você sofre com esse problema, entre em contato com o Instituto Vitale e agende um horário para tirar as suas dúvidas e conhecer o melhor tratamento para o seu caso.