ENDOMETRIOSE

A Endometriose afeta mulheres em idade reprodutiva e causa muita dor e desconforto, podendo gerar INFERTILIDADE.
Ela ocorre quando o endométrio, tecido que reveste o útero, ao invés de ser eliminado naturalmente pela menstruação, acaba se direcionando ao exterior do órgão, aderindo aos ovários, às tubas uterinas, à bexiga ou ao intestino.
Entre seus SINTOMAS pode-se destacar: cólicas menstruais, dores pélvicas, desconfortos intestinais, irregularidade menstrual e infertilidade.
Para seu diagnóstico é preciso uma ANÁLISE CLÍNICA CRITERIOSA com Médico Ginecologista e realização de exames de imagem, pois seus sintomas podem se confundir com outras doenças.
O tratamento da Endometriose é realizado com uso de medicamentos, terapia hormonal, cirurgia Laparoscópica para remover o excesso de tecido das regiões afetadas, ou Histerectomia para remoção do útero e ovários.
Quanto MAIS CEDO DIAGNOSTICADA, mais eficaz é o tratamento, podendo melhorar a qualidade de vida da mulher, por isso é essencial que a paciente tenha acompanhamento com médico Ginecologista para realizar os exames de rotina e impedir o progresso da doença.
Quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui e agende sua consulta no Instituto Vitale.