Endometriose Intestinal

A endometriose intestinal é caracterizada pela presença de endométrio (o tecido que reveste toda a parede interna do útero), à volta das paredes do intestino que dificultam a sua função e causam intensa dor abdominal.
Estima-se que atinja até 10% das mulheres até os 40 anos de idade. A endometriose intestinal ocorre em até 15% dos casos de endometriose. Os segmentos intestinais acometidos são o cólon sigmóide e o reto.
Sintomas da endometriose intestinal:
– Intensa dor abdominal;
– Dificuldade em evacuar;
– Sangramento pelo ânus durante a menstruação;
– Presença de sangue nas fezes.
Diagnostico da endometriose intestinal
Por vezes o exame ginecológico mostra-se normal e a endometriose intestinal só é diagnosticada mediante a realização de exames de imagem, como a tomografia computadorizada e a laparoscopia, que permitem visualizar o tecido endometrial aderido ao intestino e, às vezes, em outras áreas adjacentes.
Tratamento da endometriose intestinal
O tratamento pode ser feito com medicamentos hormonais ou cirurgia. A cirurgia é indicada para os casos mais graves quando os sintomas da doença são insuportáveis e a ingestão de medicamentos tem baixa resposta.
Complicações da endometriose intestinal
Uma das complicações da endometriose é que, apesar do tecido endometrial poder ser retirado, os médicos não garantem a cura da doença. Mesmo que a mulher aparentemente esteja curada, é preciso realizar exames regularmente para verificar se a doença não voltou.
Para saber mais, tirar suas dúvidas, clique aqui e agende uma consulta no Instituto VITALE.