Câncer de estômago

Você sabe o que é câncer de estômago?
O Câncer de estômago, também conhecido como câncer gástrico se desenvolve lentamente ao longo de muitos anos. Antes do aparecimento do câncer propriamente dito, alterações pré-cancerosas ocorrem frequentemente no revestimento interno do estômago (mucosa). Estas alterações precoces raramente causam sintomas e, portanto, muitas vezes passam despercebidas.
Os cânceres que começam em diferentes partes do estômago podem causar sintomas diferentes e podem ter resultados diferentes. A localização do tumor também pode afetar as opções de tratamento.
A infecção pela bactéria H. Pilory, o consumo de alimentos em conserva ou conservados em sal e a má conservação de alimentos têm sido apontados por especialistas, como possíveis causas deste tipo de câncer.
O câncer de estômago se apresenta em três tipos distintos: adenocarcinoma, linfoma e leiomiossarcoma.
Não há sintomas específicos do câncer de estômago. Alguns sinais da doença podem, na verdade, ser confundidos com outras doenças gástricas. Os principais sintomas são: fadiga, sensação de inchaço apos comer, azia grave e persistente, indigestão grave, náuseas, dor de estômago, vômitos persistentes, perda de peso.
Vômito com sangue e sangue nas fezes também são sintomas que merecem atenção.
Para o diagnóstico são solicitados exames de imagem, de laboratório, de endoscopia digestiva alta e biópsia, para confirmação diagnóstica e estadiamento da doença.
Se você tem sinais e sintomas mencionados, marque uma consulta com um médico, que investigará as causas destes sinais e sintomas e poderá orientá-lo adequadamente.
Preventivamente cuide-se: coma mais frutas e legumes, reduza a quantidade de alimentos salgados e defumados em sua dieta, pare de fumar.
Para saber mais, tirar suas dúvidas, basta clicar para agendar uma consulta no Instituto VITALE.